tag:blogger.com,1999:blog-2859783749682148160.post3615374606081434084..comments2024-02-01T18:49:02.554-03:00Comments on Rocirda Demencock: Uma pergunta, uma respostaRicardo Domeneckhttp://www.blogger.com/profile/12178354755760155181noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-2859783749682148160.post-75693333700066557792009-03-02T12:47:00.000-03:002009-03-02T12:47:00.000-03:00Maíra,eu me pergunto se grande parte do problema e...Maíra,<BR/><BR/>eu me pergunto se grande parte do problema está na maneira como nós associamos escrita com civilização e oralidade com o primitivo. Nós ainda segregamos certas áreas importantíssimas do nosso conhecimento, por fazermos uma lista hierárquica daquilo que pode ser "apropriado" conhecer ou não. A tradição da poesia oral e a da poesia escrita se misturam e fertilizam o tempo todo. Eu mesmo busco tomar cuidado para nao gerar uma oposição entre elas, o que pode acontecer muito facilmente.<BR/>Mudanças culturais se refletem nas práticas artísticas e não aceitá-las faz com que a gente perca tanto, tanto. Mas é nossa atenção que perde, pois as formas poéticas sobrevivem. Apesar da hegemonia crítica da poesia literária, a maioria do público seguiu apreciando a poesia oral, sem interrupção qualquer.<BR/><BR/>Beijos!<BR/><BR/>DomeneckRicardo Domeneckhttps://www.blogger.com/profile/12178354755760155181noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2859783749682148160.post-16277024803108377202009-03-01T12:09:00.000-03:002009-03-01T12:09:00.000-03:00Olá Ricardo,Gostei muito deste post! ótimo pq apre...Olá Ricardo,<BR/>Gostei muito deste post! ótimo pq aprendi coisas interessantes e me questionei sobre o que vc escreveu, o que torna tudo mais bacana.<BR/>Divagando sobre a questão da oralidade na poesia dos dois posts "uma pergunta, uma resposta" e "jovens poetas europeus", me veio a mente que uma das razões prováveis a essa "timidez" dos poetas brasileiros com relação a oralidade, além do que você já mencionou, está ligada fortemente a imagem do índio. Os intelectuais do séc XIX em meio à urgência do modernismo, o que mais queriam era uma dissociação da imagem indígena como identidade nacional. e por isso a oralidade ( algo extremamente primitivo e selvagem) era um código "proibido" para a modernização não só do Brasil como da América Latina. Inclusive positivistas conservadores faziam questão que a oralidade fosse deixada de lado e os índios incorporassem os costumes e educação europeus/civilizados. o que resultaria numa suposta modernização mais acelerada.<BR/>se pararmos para pensar, a oralidade na poesia brasileira vem principalmente do norte do país, o que justifica uma natureza menos engajada com as metrópoles do sudoeste do Brasil.( que se "civilizaram" mais cedo)<BR/>Um abraço e valeu por esse ótimo post! <BR/><BR/>MairaMaira Thorleyhttps://www.blogger.com/profile/16120377368527028732noreply@blogger.com