Em Dubai, conversando com a poeta suíça Ilma Rakusa, ela me pergunta se eu tinha alguma notícia mais detalhada sobre o estupro da menina brasileira de 9 anos por seu padastro, sua gravidez de gêmeos, o aborto, a excomunhão do médico e da mãe da menina, a revolta contra a igreja católica. Era a primeira vez que ouvia a história, enredado como estava nas duas últimas semanas em viagens.
De volta ao Berlimbo, leio, entre outras coisas, as postagens recentes da poeta Angélica Freitas em seu blog, penso em como nos iludimos quando pensamos que o horror muda com o tempo, que a ignorância de instituições se ilumina com a experiência.
Leio e releio, também de Angélica Freitas, o poema "um útero é do tamanho de um punho", penso na revolta possível, até quando, e como?
Macho-alfa, você se esquece que "Women and elephants never forget", como escreveu Dorothy Parker em seu poema "Ballade of unfortunate mammals", mulheres entregues ao labor de bojo, vasilhame, cuia?
Vi este mês dois filmes que mostram como segue morrendo pelo útero a mulher.
O primeiro chama-se Izgnanie (The Banishment), baseado em um texto de William Saroyan, do jovem cineasta russo Andrei Zvyagintsev, nascido em 1964, um dos melhores filmes que vi nos últimos anos:
O segundo é o filme Kadosh (1999), de Amos Gitai, mostrando o destino das mulheres em comunidades judaicas ortodoxas:
§
É claro que em Who´s
Afraid of Virginia Woolf?
Richard Burton, não,
George, recorre ao
útero vazio
de Elizabeth Taylor,
não,
Martha, para a
ofensa última.
§
sábado, 14 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mais ou menos de mim
Projetos Paralelos
Leituras de companheiros
- Adelaide Ivánova
- Adriana Lisboa
- Alejandro Albarrán
- Alexandra Lucas Coelho
- Amalia Gieschen
- Amina Arraf (Gay Girl in Damascus)
- Ana Porrúa
- Analogue Magazine
- André Costa
- André Simões (traduções de poetas árabes)
- Angaangaq Angakkorsuaq
- Angélica Freitas
- Ann Cotten
- Anna Hjalmarsson
- Antoine Wauters
- António Gregório (Café Centralíssimo)
- Antônio Xerxenesky
- Aníbal Cristobo
- Arkitip Magazine
- Art In America Magazine
- Baga Defente
- Boris Crack
- Breno Rotatori
- Brian Kenny (blog)
- Brian Kenny (website)
- Bruno Brum
- Bruno de Abreu
- Caco Ishak
- Carlito Azevedo
- Carlos Andrea
- Cecilia Cavalieri
- Cory Arcangel
- Craig Brown (Common Dreams)
- Cristian De Nápoli
- Cultura e barbárie
- Cus de Judas (Nuno Monteiro)
- Damien Spleeters
- Daniel Saldaña París
- Daniel von Schubhausen
- Dennis Cooper
- Dimitri Rebello
- Dirceu Villa
- Djoh Wakabara
- Dorothee Lang
- Douglas Diegues
- Douglas Messerli
- Dummy Magazine
- Eduard Escoffet
- Erico Nogueira
- Eugen Braeunig
- Ezequiel Zaidenwerg
- Fabiano Calixto
- Felipe Gutierrez
- Florian Puehs
- Flávia Cera
- Franklin Alves Dassie
- Freunde von Freunden
- Gabriel Pardal
- Girl Friday
- Gláucia Machado
- Gorilla vs. Bear
- Guilherme Semionato
- Heinz Peter Knes
- Hilda Magazine
- Homopunk
- Hugo Albuquerque
- Hugo Milhanas Machado
- Héctor Hernández Montecinos
- Idelber Avelar
- Isabel Löfgren
- Ismar Tirelli Neto
- Jan Wanggaard
- Jana Rosa
- Janaina Tschäpe
- Janine Rostron aka Planningtorock
- Jay Bernard
- Jeremy Kost
- Jerome Rothenberg
- Jill Magi
- Joca Reiners Terron
- John Perreault
- Jonas Lieder
- Jonathan William Anderson
- Joseph Ashworth
- Joseph Massey
- José Geraldo (Paranax)
- João Filho
- Juliana Amato
- Juliana Bratfisch
- Juliana Krapp
- Julián Axat
- Jörg Piringer
- K. Silem Mohammad
- Katja Hentschel
- Kenneth Goldsmith
- Kátia Borges
- Leila Peacock
- Lenka Clayton
- Leo Gonçalves
- Leonardo Martinelli
- Lucía Bianco
- Luiz Coelho
- Lúcia Delorme
- Made in Brazil
- Maicknuclear de los Santos Angeles
- Mairéad Byrne
- Marcelo Krasilcic
- Marcelo Noah
- Marcelo Sahea
- Marcos Tamamati
- Marcus Fabiano Gonçalves
- Mariana Botelho
- Marius Funk
- Marjorie Perloff
- Marley Kate
- Marília Garcia
- Matt Coupe
- Miguel Angel Petrecca
- Monika Rinck
- Mário Sagayama
- Más Poesía Menos Policía
- N + 1 Magazine
- New Wave Vomit
- Niklas Goldbach
- Nikolai Szymanski
- Nora Fortunato
- Nora Gomringer
- Odile Kennel
- Ofir Feldman
- Oliver Krueger
- Ondas Literárias - Andréa Catrópa
- Pablo Gonçalo
- Pablo León de la Barra
- Paper Cities
- Patrícia Lino
- Paul Legault
- Paula Ilabaca
- Paulo Raviere
- Pitchfork Media
- Platform Magazine
- Priscila Lopes
- Priscila Manhães
- Pádua Fernandes
- Rafael Mantovani
- Raymond Federman
- Reuben da Cunha Rocha
- Ricardo Aleixo
- Ricardo Silveira
- Rodrigo Damasceno
- Rodrigo Pinheiro
- Ron Silliman
- Ronaldo Bressane
- Ronaldo Robson
- Roxana Crisólogo
- Rui Manuel Amaral
- Ryan Kwanten
- Sandra Santana
- Sandro Ornellas
- Sascha Ring aka Apparat
- Sergio Ernesto Rios
- Sil (Exausta)
- Slava Mogutin
- Steve Roggenbuck
- Sylvia Beirute
- Synthetic Aesthetics
- Tazio Zambi
- Tetine
- The L Magazine
- The New York Review of Books
- Thiago Cestari
- This Long Century
- Thurston Moore
- Timo Berger
- Tom Beckett
- Tom Sutpen (If Charlie Parker Was a Gunslinger, There'd Be a Whole Lot of Dead Copycats)
- Trabalhar Cansa - Blogue de Poesia
- Tracie Morris
- Tô gato?
- Uma Música Por Dia (Guilherme Semionato)
- Urbano Erbiste
- Victor Heringer
- Victor Oliveira Mateus
- Walter Gam
- We Live Young, by Nirrimi Hakanson
- Whisper
- Wir Caetano
- Wladimir Cazé
- Yang Shaobin
- Yanko González
- You Are An Object
- Zane Lowe
Arquivo do blog
-
▼
2009
(149)
-
▼
março
(23)
- Se as águas estapeassem Narciso
- "Born in flames" (1983), de Lizzie Borden
- Volte sempre, Ms. Dreijer
- Programa da noite com o moço: Soap & Skin
- Uli Buder, ou Akia, na Berlin Hilton & Hilda Magazine
- Dois livros de Laura Erber
- Da beleza assustadora das imagens quase proibidas
- A voz contra a mão e esta contra a voz?
- Aviso aos navegantes das Ondas Literárias
- Pequeno relatório de viagens: Dubai
- Pequeno relatório de viagens: Bruxelas
- Pequeno relatório de viagens: Leipzig
- Bendita sois vós entre as
- Dirceu Villa & Soror Maria do Céu
- Maratona chega ao fim
- Hoje à noite: parte 1
- Hoje à noite: parte 2
- De volta à ex-cratera conhecida como Alemanha e ao...
- Em Dubai
- Dando largada à maratona
- Patchen, ainda.
- Heróis à sua escolha
- Happiness ainda é um warm gun
-
▼
março
(23)
2 comentários:
nesse caso, caro D. trata-se de uma posição estÉtica, como gostas de dizer, ou, tão só, uma inquisição à história presente, que, gosta de criticar, sem ir, até - infeslismente - ao hálito da fonte?
Trata-se, Gilson, da minha preferência por artistas que tomam uma posição est-É-tica. De qualquer forma, sempre defendi uma poética de implicações, e nao uma poesia de palanque.
Respeito os poetas e outros artistas que se mantêm conscientes das implicações est-É-ticas de seus trabalhos. Um filme como "The Banishment", por exemplo, de que mostrei aqui o trailer, é um filme poderosíssimo em questões metafísicas, mas também cheio de implicações políticas. É a arte que me interessa. Anfíbia. É o que busquei em um livro como "a cadela sem Logos", ainda que tenha talvez falhado miseravelmente.
Só as implicações chegam ao hálito da fonte, em um trabalho conjunto entre autor e leitor. Se o leitor esperar explicações de um autor, é melhor que ele vá ler discursos políticos, nao poemas. Poemas carregam implicações e, assim, exigem que o leitor trabalhe.
É como vejo a coisa.
Abraço,
Domeneck
Postar um comentário