quarta-feira, 4 de março de 2009
Patchen, ainda.
Encontrei ontem na biblioteca aqui no Berlimbo (a mesma em que os anjos de Wim Wenders ainda caminham, na minha imaginação) um volume interessante de Kenneth Patchen, intitulado We Meet (2008), também publicado pela New Directions (a lendária editora de James Laughlin, que manteve tantos modernistas americanos in print, quando isto ainda exigia coragem).
O volume reúne os livros Because It Is, A Letter to God, Poemscapes, Hurrah for Anything (este título precioso) e ainda A Flame and Afun of Walking Faces. São poemas, em sua maioria, da década de 50 e 60, após Patchen atingir sua madurez que, em minha opinião, viera nos volumes da década de 40, como The Teeth Of The Lion (1942) e ---um dos meus favoritos--- Cloth of the Tempest (1943), quando Patchen abandona o lirismo (às vezes um pouco aguado) dos primeiros poemas, escritos na década de 30 ( sua estréia em livro ocorre em 1936, com Before the Brave, o que o faz um contemporâneo de Vinícius de Moraes e Manoel de Barros, por exemplo).
O que me chamou a atenção neste volume foi o nome de quem assina o prefácio: o poeta-músico Devendra Banhart, o que não é surpresa, já que Patchen parece ser um poeta para músicos, mais que um poeta para poetas. Parece-me um destino muito mais satisfatório. Nas palavras de Charles Mingus: "Patchen´s a real artist, you´d dig him.", ou na descrição de Allen Ginsberg para Patchen: "A senior survivor of the poetry spiritual wars."
Henry Miller (um dos heróis de minha adolescência) inicia assim seu ensaio sobre Kenneth Patchen, intitulado "A Man of Anger and Light":
THE first thing one would remark on meeting Kenneth Patchen is that he is the living symbol of protest. I remember distinctly my first impression of him when we met in New York: it was that of a powerful, sensitive being who moved on velvet pads. A sort of sincere assassin, I thought to myself, as we shook hands. This impression has never left me. True or not, I feel that it would give him supreme joy to destroy with his own hands all the tyrants and sadists of this earth together with the art, the institutions and all the machinery of every day life which sustain and glorify them. He is a fizzing human bomb ever threatening to explode in our midst. Tender and ruthless at the same time, he has the faculty of estranging the very ones who wish to help him. He is inexorable: he has no manners, no tact, no grace. He gives no quarter. Like the gangster, he follows a code of his own. He gives you the chance to put up your hands before shooting you down. Most people however, are too terrified to throw up their hands. They get mowed down.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Mais ou menos de mim
Projetos Paralelos
Leituras de companheiros
- Adelaide Ivánova
- Adriana Lisboa
- Alejandro Albarrán
- Alexandra Lucas Coelho
- Amalia Gieschen
- Amina Arraf (Gay Girl in Damascus)
- Ana Porrúa
- Analogue Magazine
- André Costa
- André Simões (traduções de poetas árabes)
- Angaangaq Angakkorsuaq
- Angélica Freitas
- Ann Cotten
- Anna Hjalmarsson
- Antoine Wauters
- António Gregório (Café Centralíssimo)
- Antônio Xerxenesky
- Aníbal Cristobo
- Arkitip Magazine
- Art In America Magazine
- Baga Defente
- Boris Crack
- Breno Rotatori
- Brian Kenny (blog)
- Brian Kenny (website)
- Bruno Brum
- Bruno de Abreu
- Caco Ishak
- Carlito Azevedo
- Carlos Andrea
- Cecilia Cavalieri
- Cory Arcangel
- Craig Brown (Common Dreams)
- Cristian De Nápoli
- Cultura e barbárie
- Cus de Judas (Nuno Monteiro)
- Damien Spleeters
- Daniel Saldaña París
- Daniel von Schubhausen
- Dennis Cooper
- Dimitri Rebello
- Dirceu Villa
- Djoh Wakabara
- Dorothee Lang
- Douglas Diegues
- Douglas Messerli
- Dummy Magazine
- Eduard Escoffet
- Erico Nogueira
- Eugen Braeunig
- Ezequiel Zaidenwerg
- Fabiano Calixto
- Felipe Gutierrez
- Florian Puehs
- Flávia Cera
- Franklin Alves Dassie
- Freunde von Freunden
- Gabriel Pardal
- Girl Friday
- Gláucia Machado
- Gorilla vs. Bear
- Guilherme Semionato
- Heinz Peter Knes
- Hilda Magazine
- Homopunk
- Hugo Albuquerque
- Hugo Milhanas Machado
- Héctor Hernández Montecinos
- Idelber Avelar
- Isabel Löfgren
- Ismar Tirelli Neto
- Jan Wanggaard
- Jana Rosa
- Janaina Tschäpe
- Janine Rostron aka Planningtorock
- Jay Bernard
- Jeremy Kost
- Jerome Rothenberg
- Jill Magi
- Joca Reiners Terron
- John Perreault
- Jonas Lieder
- Jonathan William Anderson
- Joseph Ashworth
- Joseph Massey
- José Geraldo (Paranax)
- João Filho
- Juliana Amato
- Juliana Bratfisch
- Juliana Krapp
- Julián Axat
- Jörg Piringer
- K. Silem Mohammad
- Katja Hentschel
- Kenneth Goldsmith
- Kátia Borges
- Leila Peacock
- Lenka Clayton
- Leo Gonçalves
- Leonardo Martinelli
- Lucía Bianco
- Luiz Coelho
- Lúcia Delorme
- Made in Brazil
- Maicknuclear de los Santos Angeles
- Mairéad Byrne
- Marcelo Krasilcic
- Marcelo Noah
- Marcelo Sahea
- Marcos Tamamati
- Marcus Fabiano Gonçalves
- Mariana Botelho
- Marius Funk
- Marjorie Perloff
- Marley Kate
- Marília Garcia
- Matt Coupe
- Miguel Angel Petrecca
- Monika Rinck
- Mário Sagayama
- Más Poesía Menos Policía
- N + 1 Magazine
- New Wave Vomit
- Niklas Goldbach
- Nikolai Szymanski
- Nora Fortunato
- Nora Gomringer
- Odile Kennel
- Ofir Feldman
- Oliver Krueger
- Ondas Literárias - Andréa Catrópa
- Pablo Gonçalo
- Pablo León de la Barra
- Paper Cities
- Patrícia Lino
- Paul Legault
- Paula Ilabaca
- Paulo Raviere
- Pitchfork Media
- Platform Magazine
- Priscila Lopes
- Priscila Manhães
- Pádua Fernandes
- Rafael Mantovani
- Raymond Federman
- Reuben da Cunha Rocha
- Ricardo Aleixo
- Ricardo Silveira
- Rodrigo Damasceno
- Rodrigo Pinheiro
- Ron Silliman
- Ronaldo Bressane
- Ronaldo Robson
- Roxana Crisólogo
- Rui Manuel Amaral
- Ryan Kwanten
- Sandra Santana
- Sandro Ornellas
- Sascha Ring aka Apparat
- Sergio Ernesto Rios
- Sil (Exausta)
- Slava Mogutin
- Steve Roggenbuck
- Sylvia Beirute
- Synthetic Aesthetics
- Tazio Zambi
- Tetine
- The L Magazine
- The New York Review of Books
- Thiago Cestari
- This Long Century
- Thurston Moore
- Timo Berger
- Tom Beckett
- Tom Sutpen (If Charlie Parker Was a Gunslinger, There'd Be a Whole Lot of Dead Copycats)
- Trabalhar Cansa - Blogue de Poesia
- Tracie Morris
- Tô gato?
- Uma Música Por Dia (Guilherme Semionato)
- Urbano Erbiste
- Victor Heringer
- Victor Oliveira Mateus
- Walter Gam
- We Live Young, by Nirrimi Hakanson
- Whisper
- Wir Caetano
- Wladimir Cazé
- Yang Shaobin
- Yanko González
- You Are An Object
- Zane Lowe
Arquivo do blog
-
▼
2009
(149)
-
▼
março
(23)
- Se as águas estapeassem Narciso
- "Born in flames" (1983), de Lizzie Borden
- Volte sempre, Ms. Dreijer
- Programa da noite com o moço: Soap & Skin
- Uli Buder, ou Akia, na Berlin Hilton & Hilda Magazine
- Dois livros de Laura Erber
- Da beleza assustadora das imagens quase proibidas
- A voz contra a mão e esta contra a voz?
- Aviso aos navegantes das Ondas Literárias
- Pequeno relatório de viagens: Dubai
- Pequeno relatório de viagens: Bruxelas
- Pequeno relatório de viagens: Leipzig
- Bendita sois vós entre as
- Dirceu Villa & Soror Maria do Céu
- Maratona chega ao fim
- Hoje à noite: parte 1
- Hoje à noite: parte 2
- De volta à ex-cratera conhecida como Alemanha e ao...
- Em Dubai
- Dando largada à maratona
- Patchen, ainda.
- Heróis à sua escolha
- Happiness ainda é um warm gun
-
▼
março
(23)
Nenhum comentário:
Postar um comentário