"O filme Índios, memória de uma CPI é um média metragem de 32 minutos de
duração que utiliza o material cinematográfico que documentou a histórica
Comissão Parlamentar de Inquérito, realizada pela Câmara dos Deputados em
1968 e que investigou a situação dos povos indígenas.
A CPI do Índio, como na ocasião ficou conhecida essa iniciativa da Câmara
Federal, foi a primeira Comissão de Inquérito (CPI) que saiu do prédio do
Congresso para fazer suas investigações in loco. Inicialmente foram
pensadas cinco viagens para regiões onde mais se agudizavam os conflitos
entre índios e as frentes pioneiras.
Fui convidado por Olympio Serra, o antropólogo assessor da CPI, para
documentar as viagens dos deputados. Contando com a colaboração direta da
Universidade de Brasília, com uma câmera Arri/16, do Hospital Distrital de
Brasília e um Nagra do Smithoniam Institute, eu, fotografando e dirigindo, e
Fernando Almeida, fazendo o som, filmamos as duas viagens que a CPI
conseguiu realizar até o fatídico dia de 13 de dezembro de 1968, dia do AI-5.
Na primeira viagem, aos estados do Pará, Goiás e Maranhão, contamos com a
presença de Maurice Capovilla, que na época colaborava na reestruturação do
Departamento de Cinema da Universidade de Brasília, e muito auxiliou nas
primeiras filmagens do documentário.
A CPI foi interrompida pelo AI-5, vários dos seus membros foram cassados,
inclusive o seu relator o Dep. Marcos Kertzmann, e não concluiu os seus
trabalhos.
O filme também sofreu as consequências da brutalidade política: os negativos
e o som me foram tomados. Estava adiada a primeira tentativa do cinema
brasileiro em colocar a questão do índio como problema social e político,
antes toda a cinematografia indígena era etnográfica. Anos mais tarde viria
o pioneiro "Terra dos Índios" de Zelito Viana, "Uirá" de Gustavo Dahll e
mais tarde o "Mato Eles" de Sérgio Bianchi.
Ficou adiada também, a minha estreia num filme de fatura semi profissional.
Anos se passaram e nunca aceitei a violência política de que fomos vítimas.
Finalmente consegui, quinze anos depois, reaver os originais de imagem e
som de forma rocambolesca, mas isso já é outro filme.
A colaboração da TV CÂMARA foi determinante na finalização do filme, em 1998, ano em que a Camapanha da Fraternidade tem a questão indígena como tema. E,
que esse filme participe da continuada, diária, luta contra o preconceito e
pelo respeito às diferenças étnicas."
----- Hermano Penna
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Um comentário:
Gosto muito da sua poesia e sempre recorro ao seu blog,à modo de usar, assim ter o filme do meu pai aqui... é... bonito pacas, obrigada.
Lu
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