quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Alguma poesia brasileira andando em Portugal


(A Poesia Andando: Treze Poetas no Brasil, Lisboa: Cotovia, 2008)

com os poetas


Angélica Freitas
Aníbal Cristobo
Augusto Massi
Carlito Azevedo
Fabiano Calixto
Felipe Nepomuceno
Heitor Ferraz
Marcos Siscar
Marília Garcia
Ricardo Domeneck
Simone Brantes
Valeska de Aguirre
Walter Gam


Não, não é um panorama. Não. Não é o novíssimo milênio. Não são todos os poetas. Não são os únicos e se são os melhores não se sabe, não se diz. Não saberemos nós. Não. Não nesta vida. Não são, vejam bem, treze poetas do Brasil, pois um nasceu em Buenos Aires. Não são, porém, treze poetas no Brasil, pois três deles vivem na Zooropa. Não conhecem todos os focinhos dos outros. Não gostam todos talvez da poesia dos outros. Não concordam talvez com a seleção. Não dão conta da poesia completa do Brasil. Não andam em Portugal. Não. Não vejo a hora de pôr mãos e olhos e garganta neste livro.

3 comentários:

nora disse...

Não dá para não comentar, né?, o que esta acontecendo. Passar por aqui e fingir que não se leu , não se ouviu. Eu de minha parte acho que acertaram em cheio, e fico aqui imaginando o que é este livro, não só a beleza deste livro, mas qual a explosão que ele não possa causar no cenário poético português. Acho que por lá muita coisa vai ser repensada, em termos de poesia.
E como brasileira, na boa, me orgulho, sabe ,coisa de poeta.
Lógico que faltam nomes,Ricardo Aleixo, Renato Mazzini, Julianna Krapp, Dani Storto, seriam alguns do que poderiam estar ai, mas estamos falando deste livro e não de um outro onde estes nomes estejam.
E a seleçao deste está boa demais. Diríamos, seleção Vip, gol de placa rs
eu tbém quero um exemplar!!!!

Ricardo Domeneck disse...

Nora,

sim, é claro que há vários nomes que poderiam estar na antologia, que nao se quer panorama, como escrevi. Você citou os nomes de Aleixo e Krapp que sem dúvida teria incluído, mas a beleza de antologias é da história do "de grao em grao", sabe? De qualquer forma, a antologia traz apenas poetas já publicados, o que excluiria a ainda inédita Juliana Krapp. O mineiro Walter Gam é "semi-inédito", pois seu livro de estréia está para sair pela Cosac Naify. Mas você tem razao: eu também prefiro celebrar a presenca ao invés de lamentar a ausência.

Beijos

R.

Rafael Castellar das Neves disse...

Excelente idéia!! Muito boa...Vamos nos misturar...parabéns!!

Arquivo do blog