quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Livros em 2012 - algumas recomendações

Esta postagem não pretende apontar os melhores livros de 2012, pois para isso eu teria que haver lido tudo ou quase tudo que foi lançado no Brasil e no mundo no ano passado. Morando fora do país, é mais difícil manter-me informado, mas procuro acompanhar o trabalho de meus contemporâneos, assim como muita coisa me chega através da pesquisa que faço constantemente para a Modo de Usar & Co.

A lista abaixo é formada por alguns livros que li neste ano que se encerrou e que eu gostaria de recomendar. Não sei se são os melhores. Alguns me despertaram entusiasmo, outros provaram o respeito que já nutria pelos poetas, alguns foram surpresas, de poetas que não conhecia. É muito provável que eu esteja me esquecendo, por ora, de livros que li no começo do ano e agora me fugiram à mente. A lista provavelmente crescerá nos próximos dias. Estes são alguns poetas que acompanho, também, com interesse especial. São todos livros que eu gostaria de ter resenhado quando os li, mas acabei não podendo por falta de tempo. 2012 foi um ano bastante cheio, de festivais e outras obrigações que me mantiveram um pouco afastado do debate crítico, se comparado com outros anos.

Ordem alfabética por nome do autor. Vocês verão que eu privilegiei o trabalho de meus contemporâneos, autores de minha geração, ou de uma geração imediatamente anterior ou posterior. Sei que o conceito de "geração" anda em baixa, e eu mesmo o questiono e venho há tempos querendo escrever a respeito. Por ora, uso-o aqui com parcimônia. Há casos ainda de alguns livros que não tive a chance de ter em mãos e conhecer na íntegra. São livros pelos quais, lidos parcialmente por poemas disponibilizados na Rede, entusiasmei-me o suficiente para estar à caça dos volumes. Repito: são recomendações, só isso.


Brasil. Poesia. 2012.

Angélica Freitas - Um Útero É Do Tamanho De Um Punho (São Paulo: Cosac Naify, 2012).
Luca Argelesqueci de fixar o grafite (Rio de Janeiro: 7Letras, 2012).
Luci Collin - Trato de silêncios (Rio de Janeiro: 7Letras, 2012).
Marco Catalão – Sob a Face Neutra (São Paulo: Funarte, 2012).
Marcus Fabiano GonçalvesArame Falado (Rio de Janeiro: 7Letras, 2012).
Marília Garcia - engano geográfico (Rio de Janeiro: 7Letras, 2012).
Paulo Henriques Britto - Formas do Nada (São Paulo: Companhia das Letras, 2012).
Veronica Stigger - Delírio de Damasco (Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2012). :::::::::::: Confesso conhecer apenas o longo poema "O coração dos homens", incluído neste volume. Mas basta para que todo o livro valha, e, dada a qualidade da autora em questão, tenho certeza de que os outros textos do livro são igualmente bons.

Lançados em 2011, mas lidos em 2012:

Ana Martins Marques - Da arte das armadilhas (São Paulo: Companhia das Letras, 2011).
Bruno Brum - Mastodontes na Sala de Espera (Belo Horizonte: Crisálida, 2011).
Horácio Costa - Ciclópico olho (São Paulo: Annablume, 2011).

Portugal. Poesia. 2012.

Miguel Martinsfôlego sem folga (Lisboa: Língua Morta, 2012).  :::::::::::::: O livro é, na verdade, inclassificável. Poderia facilmente ser também chamado de novela. Tudo o que posso dizer é que se trata de excelente texto. O autor lançou também a coletânea de poemas Cãibra (Lisboa: Ediresistência, 2012), que ainda não pude ler. Trata-se, em minha opinião, de um dos melhores poetas em atividade na língua.
Inês Lourenço - Câmara escura - uma antologia (Lisboa: Língua Morta, 2012).
Manuel de Freitas - Cólofon (Lisboa: Fahrenheit 451, 2012).

Brasil. Prosa. 2012.

Victor Heringer - Glória (Rio de Janeiro: 7Letras, 2012).

Línguas Estrangeiras. Poesia. 2012.

Alejandro Albarrán - Ruido (Ciudad de México: Bonobos, 2012).
Antoine WautersCésarine de nuit (Paris: Editions Cheyne, 2012).
Black Cracker - 40oz Elephant (New York: Bowery Books, 2012).
Daniel Saldaña París - La Máquina Autobiográfica (Ciudad de México: Bonobos, 2012).
Dominique Meens - Vers (Paris: POL, 2012).
Gerhard Falkner - Pergamon Poems (Berlin: kookbooks, 2012).
Hendrik Jackson - Im Licht der Prophezeiungen (Berlin: kookbooks, 2012).
Johannes CS Frank - Remembrances of Copper Cream (Berlin: Fixpoetry, 2012).
Max CzollekDruckkammern (Berlin: Verlagshaus J. Frank, 2012).
Monika Rinck - Honigprotokolle (Berlin: kookbooks, 2012).
Paul Legault - The Emily Dickinson Reader - an English-to-English Translation 
of Emily Dickinson´s Complete Poems (McSweeney's, 2012).
Paula Abramo - Fiat Lux (Ciudad de México: Tierra Adentro, 2012).
Shane Anderson - Études des Gottnarrenmaschinen. (Berlin: Broken Dimanche Press, 2012).
Swantje Lichtenstein - Horae (Berlin: Verlagshaus J. Frank, 2012).


::::::::::::::::::: Livros que me marcaram em 2012 :::::::::::::::::::::



Adrienne Rich - What Is Found There - Notebooks on Poetry and Politics (1993).
José Revueltas - Cuentos.
Viktor Shklovsky - Zoo, or Letters Not About Love (1922).
W.G. Sebald - Die Ringe des Saturn: Eine englische Wallfahrt (1995).
William H. Gass - Cartesian Sonata (1998).


.
.
.

Um comentário:

Jorge disse...

a peça do dodecafônico com dramaturgia da verônica stigger vai estrear dia 18/01 no sesc santo amaro, se eu fosse vc pegava um avião só pra ver
bjs

Arquivo do blog