sexta-feira, 23 de abril de 2010

O mais recente álbum do Tetine: "From A Forest Near You"

O duo Tetine lançou em Londres, no mês passado, seu décimo álbum, intitulado From A Forest Near You (2010), com seu próprio selo, o Slum Dunk Records. O título do álbum enraíza-se mais uma vez na atitude altamente irônica com que o Tetine vem trabalhando, criticando e ao mesmo tempo celebrando a noção de identidade nacional, das mais diversas maneiras, pelo menos desde Música de Amor (1999), álbum e performance. Escrevi para a Modo de Usar & Co. sobre o trabalho deles, a partir de sua textualidade, no ano passado.

Desde que surgiram em 1995, com o espetáculo Electrobrecht, o Tetine tem transitado com incrível desenvoltura entre os gêneros, tornando-se um dos mais inclassificáveis artefatos da arte brasileira das duas últimas décadas. Poesia, música, vídeo, teatro e performance, marcados pela escrita de Bruno Verner, um dos poetas ainda subterrâneos do Brasil pós-ditadura, e pela impressionante Eliete Mejorado, este último trabalho soa e ressoa com a calma confiança da maturidade. Algumas peças, como "You bought it", inserem-se entre os trabalhos iniciais de spoken word do duo, como no álbum Alexander´s Grave (1996), em outras Eliete Mejorado trabalha entre a fala e o canto, de forma personalíssima, como em "Shiva".



Muitas das canções apóiam-se na voz incrivelmente delicada de Bruno Verner, um dos meus cantores brasileiros favoritos em atividade. Essa delicadeza pode ser ouvida em toda a sua boniteza em uma canção como "Tropical Punk".



Tropical Punk é, além disso, uma das expressões que o Tetine tem usado para definir seu trabalho, com a mistura de humor e seriedade que tem caracterizado seu desejo de intervenção estética e política, chegando por vezes à descrição de seu som como "tropical mutant funk punk". Na década de 90, Verner e Mejorado conseguiram, como poucos, a façanha de alinhar um trabalho de arte conceitual à performance, transitando entre fronteiras, não apenas de gêneros, mas das hierarquias culturais, que eles questionavam com uma fúria e alegria admiráveis. Poucos conseguriam se manter tão coerentes quanto eles, como na forma em que passaram a trabalhar, muito antes do hype, com o funk carioca, como nos polêmicos Bonde Do Tetão (2002) e L.I.C.K. My Favela (2005), surpreendendo e confundindo mesmo alguns que haviam anteriormente admirado o conceitual em seus trabalhos iniciais, sem compreender, no entanto, o aterro das trincheiras que eles desde o início buscaram.

Vivendo na Inglaterra desde o ano 2000, os dois brasileiros já trabalharam com artistas europeus como Sophie Calle, Robin Rimbaud e o coletivo Ladytron, e lançaram, pelo prestigioso selo Soul Jazz Records, singles e álbuns próprios, além da compilação The Sexual Life Of The Savages (2005), com canções de bandas da São Paulo dos anos 80 (como Fellini, Gang 90 e As Mercenárias). Este From A Forest Near You vem unir-se ao ótimo Let Your Xs Be Ys (2008), como o mais pop da dupla, no melhor sentido warholiano do adjetivo. Se você ainda não respondeu ao chamado tetiniano de "Let´s get together", está na hora.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog