sábado, 21 de maio de 2011

Uma noite de música, uma mulher no palco e as canções que nos salvam

Capa do segundo álbum da Planningtorock, intitulado simplesmente W,
que será lançado pelo selo nova-iorquino DFA, de James Murphy,
no dia 24 de maio de 2011.

Ontem fui ao show da Planningtorock no clube Astra aqui de Berlim. Tratava-se de um concerto de "aquecimento" para o maior festival da Alemanha, o Melt! Festival. Meses antes do Festival, a organização começa a trazer já algumas das bandas para apresentações em Berlim. Na noite de ontem, três concertos: da jovenzinha banda Sizarr, da maravilhosa Planningtorock (codinome da artista multimídia britânica Janine Rostron) e da banda Animal Collective.

Cheguei muito cedo, meia hora antes das portas abrirem às 20:00. Eu estava sozinho, eu e Luis Cernuda (1902 - 1963), de quem estou lendo um antologia que trouxe da Espanha. Logo apareceram vários conhecidos, como sói acontecer nestes lugares. O primeiro show, da banda Sizarr, só começou às 21:30. A banda, que surgiu no cenário no ano passado, está començando a chamar a atenção, e parece estar em todos os maiores festivais do país este verão. São meninos talentosos. Ainda não consegui me decidir sobre o que penso da voz do vocalista. Uma coisa é certa, ele é muito bonito. Vocês decidem o que pensar dos meninos:



Sizarr - "Boarding Time"


Mas eu estava ali para ver Janine Rostron, eu estava ali para ser salvo, por uma hora ao menos, por Planningtorock. Estive em show dela há pouco tempo (com ele), mas era uma apresentação para a TV, ao lado do Atari Teenage Riot, e foi tudo meio esquisito. Ali, no Clube Astra, ela faria uma apresentação de uma hora, todo o novo álbum. Quando a canção do seu segundo single começou a tocar, "The breaks", eu fui ao fundo do poço e voltei até a superfície, e cantei, e gritei:

"Ah! We break too easily / We put on the breaks / We break too easily":




Planningtorock - "The breaks", do álbum W (DFA Records, 2011)



Mas a canção que está me salvando e matando no momento é "The one":


"You are meaning a lot to me / And I don´t want to hide it"




Planningtorock - "The one", do álbum W (DFA Records, 2011). Este vídeo usa imagens do grande Kenneth Anger.


Alguns amigos ficarão bravos ao ler isso, mas eu nem fiquei para o concerto do Animal Collective. Nada bateria o que eu senti naquela 1 hora com a voz e a música da Planningtorock. Como diz a canção "Doorway", a que abre o álbum, "I know my feelings / Under my deep skin". Eu simplesmente peguei o bonde e voltei para a minha cama vazia.


.
.
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sie haben es doch auf den Punkt gebracht: Solo, pero con Cernuda (o sea, acompañado):

"Tú, verdad solitaria,
Transparente pasión, mi soledad de siempre,
Eres inmenso abrazo;
El sol, el mar,
La oscuridad, la estepa,
El hombre y el deseo,
La airada muchedumbre,
¿Qué son sino tú misma?

Por ti, mi soledad, los busqué un día;
En ti, mi soledad, los amo ahora."

Luis Cernuda
De: Soliloquio del farero

Arquivo do blog