sexta-feira, 22 de julho de 2011

Uma canção de Ann Peebles e um poema de Angélica Freitas

Manhã de chuva em Berlim. Difícil não acordar com vontade de cantarolar a clássica de Ann Peebles, "I can´t stand the rain" (1973).





Tenho pensando num poema da minha querida Angélica Freitas nestes últimos dias, chamado "O livro rosa do coração dos trouxas", uma série de 12 textos que ela publicou no primeiro número impresso da Modo de Usar & Co.. Mais especificamente no primeiro poema da série, com sua visão sobre o fim de relacionamentos. Será possível tornar-se realmente amigo de um ex? Depois de compartilhar a vida de uma maneira tão intensa, passar a compartilhá-la de outra maneira? Talvez leve tempo. E como em quase tudo o que é difícil, the only way out is through. Querida Angélica, estou tentando seguir seu conselho de pensar no passado só se me der prazer. Mas é difícil, quando o passado é uma bolha de prazer encapsulado por um inchaço dolorido e doloroso.



Primeiro texto da série O livro rosa do coração dos trouxas
Angélica Freitas


eu quando corto relações
corto relações.
não tem essa de
briga de torcida
todos os
sábados.
é a extinção do estádio.
vejo as forças
que atuam; a tesoura,
o papel,
a vontade de cortar.
tudo é provocação?
então embrulha
tua taquicardia
num sorvete de amêndoas,
reza que derreta.
quando lembro do
corte revivo a
ferida.
melhor não.
o corte é definitivo,
a dor retorna em forma
de milão madri
ou liverpool
quando convocada.
ricardo
lembra do teu passado
só se te dá
prazer.
how elizabeth
bennet of you.
mas tirar
deleite da perda,
convencer fulana
de que minha fraqueza
não oblitera?,
exigir um rio de janeiro
com gatos e livros,
legítima esposa?,
fico sonhando com
a viagem a um país onde a
língua seja vértebra
sobre vértebra,
palavras com j
antes do l,
e cacos gregos
que me devolvam
ao aluguel da casa.


.
.
.

5 comentários:

Fábio Romeiro Gullo disse...

Mto bom o poema da Angélica, inteligente, espirituoso e original. Parabéns, querida, pelo poema; e parabéns Ricardo, pela energia do teu trabalho poético, seja como poeta, crítico ou divulgador.

Grande abraço!

Anônimo disse...

uma das 10 ou 20 melhores músicas de todos os tempos?

-guilherme s.

Ricardo Domeneck disse...

Fábio, eu gosto muito muito deste poema da Angélica.

abraço

R

Ricardo Domeneck disse...

Guilherme,
sem dúvida.
R

Anônimo disse...

lindo lindo lindo poema da angie...
marília

Arquivo do blog