segunda-feira, 4 de junho de 2012

Festival de Poesia de Berlim


Começou na sexta-feira o Poesiefestival Berlin 2012. Na noite de abertura, leram os poetas Michael Palmer (EUA), Monika Rinck (Alemanha), Tomomi Adachi (Japão), Ken Babstock (Canadá), Julian Heun (Alemanha), Yan Jun (China), Jessie Kleemann (Groenlândia), Nikola Madzirov (Macedônia) e Abdelwahab Meddeb (Tunísia/França).

No sábado, fui à leitura e debate com Michael Palmer. Gosto do seu trabalho, mas além disso ele me surpreendeu com uma discussão muito interessante sobre os aspectos políticos do trabalho poético. A editora alemã Kookbooks acaba de lançar a primeira antologia de seus poemas por aqui.

Hoje foi o último dia da Oficina de Tradução envolvendo os 6 brasileiros (Horácio Costa, Jussara Salazar, Ricardo Aleixo, Marcos Siscar, Dirceu Villa e Érica Zíngano) e os seis germânicos (Gerhard Falkner, Christian Lehnert, Barbara Köhler, Jan Wagner, Ulf Stolterfoht e Ann Cotten). Tudo parece ter corrido bem, e alguns dos pares tiveram experiências excelentes, o que talvez leve a mais colaborações no futuro. Dois pares parecem ter sido casamentos perfeitos: o de Aleixo e Köhler, e o de Villa e Stolterfoht. Amanhã à noite, a primeira leitura dos resultados, com os pares Ricardo Aleixo + Barbara Köhler, Jussara Salazar + Christian Lehnert, e Dirceu Villa + Ulf Stolterfoht. Na quarta-feira à noite, leem os pares Horácio Costa + Gerhard Falkner, Marcos Siscar + Jan Wagner, e Érica Zíngano + Ann Cotten.

Ainda na quarta-feira à noite, Ricardo Aleixo e eu dividiremos o palco pela primeira vez, encerrando a noite com uma performance a partir dos nossos trabalhos vocais, sonoros e em vídeo.

Está tudo uma correria. Adoraria poder escrever mais sobre o festival, mas a coordenação está tomando todo o meu tempo e, além do mais, embarco na quinta-feira pela manhã para o Recife, onde participo do 1° Festival Internacional de Poesia do Recife (FIP). Farei uma leitura, darei uma palestra intitulada "Poesia e política" e ainda participo de uma conversa com o jornalista Diogo Guedes e a poeta Cida Pedrosa.


.
.
.

Um comentário:

Gabriel Pardal disse...

Agora fiquei curioso com o "ele me surpreendeu com uma discussão muito interessante sobre os aspectos políticos do trabalho poético."

Arquivo do blog