quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dois vídeos encontrados nos meus arquivos, de performances em nosso evento semanal, entre o satírico e o xamânico: Angie Reed & TV Buddhas

Hoje é quarta-feira, segunda semana de pausa do nosso evento semanal aqui no Berlimbo. Mais tarde, encontro-me com os donos do clube onde desde 2005 organizamos as performances, concertos, instalações e DJ sets seguidos de celebração festeira, para discutirmos a reabertura no novo local.

Nos últimos dias, subi fotos antigas acumuladas para a página oficial, e, fuçando em meus arquivos, encontrei alguns vídeos de performances já digitalizados mas que eu ainda não havia editado e disponibilizado na Rede. Ontem editei dois deles: da performance da americana Angie Reed, em 2006, e a do duo israelense TV Buddhas, em 2009. Foi uma combinação engraçada, pois não poderia imaginar artistas mais diferentes em seus temperamentos.




Angie Reed é uma multiinstrumentista e poeta-vocalista satírica. O vídeo mostra sua performance para sua canção mais conhecida, chamada "Hustle A Hustler", que é, creio, do álbum XYZ Frequency (2005). Angie Reed nasceu em 1976, e vive em Berlim há muitos anos, onde começou a carreira como baixista e segunda vocalista da banda Stereo Total. Em 2003, lançou seu primeiro álbum solo, o conceitual Angie Reed Presents the Best of Barbara Brockhaus (2003), produzido por Patrick Catani. Sua performance em nosso evento, que eu adoro dizer ser our own private Cabaret Voltaire, deu-se em 2006, creio que em novembro. Sua performance me faz pensar na poesia cantada dos trovadores do trobar leu, de poetas satíricos da Idade Média como os Goliardos, coisa que me atinge por vezes na performance de poetas vocais contemporâneos, como quando me apresentei com o catalão Albert Pla em um festival de poesia de Madri. Vê-lo sobre o palco, rodeado pelo público, cantando suas canções, interrompendo-as para vociferar imprecações contra o governo e a igreja, fez-me sentir-me no coração da idolatrada salve salve tradição poética medieval. Senti o mesmo nas duas vezes em que tive a sorte maravilhosa de assistir a performances do grupo Tiger Lillies, por exemplo, com o fenomenal poeta-vocalista satírico Martyn Jacques à frente.

Abaixo, o trobar leu de Angie Reed.



Angie Reed vocaliza sua "Hustle A Hustler" em nosso evento semanal, em novembro de 2006.



§

O segundo vídeo é do duo TV Buddhas, de Israel. Creiam-me, eu não uso o adjetivo "xamânico" com frequência, sou leitor apaixonado de Eliade e acho que esta tradição é abusada por muitos charlatães, especialmente no Brasil. Nem acho que este vídeo vá ser capaz de dar a ver o que estas duas criaturas fizeram no meio da nossa pista de dança por cerca de 45 minutos. Eu fiquei impressionadíssimo. Entre os artistas trabalhando com música hoje no mundo, nos últimos tempos tive esta experiência apenas com os criadores de persona, como Fever Ray e Planningtorock. Mas, nesta noite em questão, capturada mal mas registrada no vídeo abaixo, eu realmente senti nestes dois seres humanos o poder do xamânico. Com vocês, um excerto de uma experiência verdadeira, a performance dos TV Buddhas no nosso evento, em 2009.




TV Buddhas em nosso evento semanal, em setembro de 2009.




.
.
.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog