Ontem à noite, sem saber que era o aniversário do cineasta, estava eu no aniversário de um amigo, o DJ alemão Andre Lange, onde comecei uma conversa com outro amigo, o videoartista alemão Niklas Goldbach, sobre um conto que estou escrevendo, provisoriamente intitulado "Indiferença da pedra se obelisco ou lápide". Nossa conversa nos levou por alguns meandros e veredas, quando mencionei o filme Les Statues meurent aussi, mas não conseguia me lembrar de quem o havia feito. Quão triste foi minha surpresa quando hoje, buscando na Rede, relembrei-me que se tratava de um filme de Chris Marker em colaboração com Alain Resnais e que... o cineasta havia acabado de ter sua morte anunciada. Preparei a postagem abaixo para a Modo de Usar & Co. e a reproduzo aqui, para quem não conheça o trabalho do francês ou queira rever algum de seus filmes.
Morreu hoje o cineasta, poeta e escritor francês Chris Marker. Nascido Christian François Bouche-Villeneuve a 29 de julho de 1921, começou sua carreira na década de 40, publicando artigos e poemas na imprensa francesa. No final da década, seu único romance é lançado, Le Cœur Net (Paris: Editions du Seuil, 1949). Seu primeiro filme viria em 1952, intitulado Olympia 52, filmado nos Jogos de Inverno daquele ano em Helsinki. Tornou-se mundialmente conhecido em 1962, com o filme La Jetée, que por sua vez inspiraria Terry Gilliam em seu 12 Monkeys (1995). Assim como Arthur Lipsett, já discutido aqui, o trabalho de Chris Marker é de grande interesse para o debate poético, não apenas por seus métodos compositivos no campo visual, como por sua requintada arte textual. Mostramos abaixo três importantes filmes de Chris Marker: Les Statues meurent aussi (com Alain Resnais, de 1953), em seu original francês com legendas em português; La Jetée (1962), com legendas em inglês; e o belo Sans Soleil, de 1983. Todos na íntegra.
TRABALHOS DE CHRIS MARKER
Chris Marker e Alain Resnais, Les Statues meurent aussi (30 minutos, 1953).
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Chris Marker, La Jetée (28 minutos, 1962).
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Chris Marker, Sans soleil (104 minutos, 1983).
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