quinta-feira, 17 de junho de 2010

Vídeo novo de Uli Buder, mais conhecido como Akia, para celebrar a chegada do sol

A cidade que eu costumo chamar de Berlimbo existe em um espaço geográfico específico, mas principalmente no tempo: trata-se da cidade que você encontra pelas coordenadas 52° 31′ N, 13° 24′ O no espaço-tempo que se manifesta nestas paragens entre setembro e maio, quando o frio impera. Não se trata, porém, apenas da temperatura, que pode ser horrorosa, chegando às vezes a 20 graus abaixo de zero. O problema principal é a falta de luz. As cidades do norte da Alemanha são escuras e cinzentas durante o inverno. O céu permanece nublado de forma quase incessante.

O inverno berlinense é particularmente brutal, e eu creio por vezes que a única coisa que mantém as pessoas nesta cidade é saber que entre junho e agosto, pelo menos, teremos sob nossos pés uma das cidades mais deliciosas do mundo. Pois, se Berlim pode ser inclemente por cerca de 9 meses, tornando-se o Berlimbo, quando chega o sol esta cidade se torna um dos lugares mais bonitos e prazerosos que você possa imaginar.

Meu caro comparsa Uli Buder, que se apresenta como Akia (e é um dos músicos mais talentosos que tenho a sorte de conhecer) acabou de postar em seu canal um vídeo novo, para uma faixa recente intitulada "Kuku", que mostra a luz solar gloriosa que está sobre nossas cabeças e circundando nossos corpos no momento.



"Kuku", de Uli Buder, mais conhecido como Akia.


Conheci Uli no início de 2009, quando ele estreou como DJ na festa de um amigo. Algumas semanas mais tarde, convidei-o para fazer um live set com sua música no nosso evento às quartas-feiras. Desde então, ele já tocou inúmeros live sets e DJ sets em nosso palco. Gosto bastante da delicadeza do seu trabalho, que pode também ser violentamente dançante quando ele se apresenta como DJ. Mas o mais bonito do que ele faz, em minha opinião, está nas faixas delicadas em que ele mistura de forma bem alemã o minimal techno e o electro. O trabalho de artistas conterrâneos como Apparat e Alva Noto são referências, creio.




Temos trabalhado juntos e tenho muito respeito por seu talento sonoro. Colaboramos até agora em apenas uma única peça, que já mostrei aqui, um vídeo que havia rodado com o tatuador Julian Greif alguns meses antes e que estava encalhado em meu computador. Uli editou o vídeo e também o texto oral que escrevi para o trabalho, fazendo uma paisagem sonora interessante com os sons do meu corpo (voz-língua) e os sons da máquina sobre o corpo de Julian Greif, enquanto este tatua a si mesmo.



Date of manufacture (2009). Imagem, texto e voz: Ricardo Domeneck. Edição e composição sonora: Uli Buder. Tattoo artist: Julian Greif.

Conheça mais do trabalho de Uli Buder, ou Akia, em sua página no portal Myspace.

Abaixo, o texto que oralizo no vídeo.

Date of manufacture

to become or not to
become
the item
one is
supposed to
describe
specific aching
and etching
only to appreciate
the design
of the time
we share
with fellow machines
for whom expiring
is a verb
of action
oh skin
against mass
customization
aid
us while our intestines
question ownership
& predate
our fabrics and tissues
for our predators


Ricardo Domeneck, 2009.


.
.
.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog