sexta-feira, 2 de março de 2012

Emergência: infração dos direitos humanos na Rússia




Faço aqui uma pausa nas postagens de poemas, mas não uma pausa nos trabalhos, para chamar a atenção para uma séria infração contra os direitos humanos na Rússia. Há algum tempo, convoquei/implorei aos leitores deste espaço que se juntassem a nós na tentativa de deter um projeto de lei em São Petersburgo, que tornaria ilegal, um crime, a discussão, menção, publicação ou assembleia de qualquer coisa identificada como gay, transgênero ou um desvio da norma politicamente hegemônica dos homens heterossexuais. Apesar dos esforços de ativistas russos e internacionais, o projeto de lei foi aprovado em São Petersburgo. A situação está agora nas mãos de Georgy Poltavchenko, governador de São Petersburgo, quanto à decisão de promulgar ou não a lei.

É essencial que a comunidade internacional faça pressão para que Poltavchenko não assine esta lei, uma infração séria contra os direitos humanos dos cidadãos russos e contra uma parcela gigantesca da população humana. Peço aos leitores deste espaço que assinem a petição contra a lei e postem o vídeo abaixo em suas redes sociais. Homossexual ou não, ajude os cidadãos russos a protegerem sua voz e liberdade de expressão. Sei que estou escrevendo isso em grande parte para brasileiros, cidadãos de um país que é campeão em violência contra mulheres e homossexuais, o Brasil, esta República onde sequer a constituição protege seus cidadãos do sexo feminino e de sexualidades distintas da que está violentamente no poder, a dos homens brancos heterossexuais, mas é justamente isso que faz a luta de nossos irmãos russos também nossa. Assista ao vídeo e, ao final, clique nele para ser direcionado para a página da petição.




.
.
.

5 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Ricardo,

Sou católico apostólico romano e havia assinado a manifestação anterior, em defesa dos homossexuais na Rússia. Assinei inclusive com base no que me orienta o catecismo da minha Igreja. O que não consigo entender, com base no que sou e no que tenho testemunhado com frequência, aqui no NORDESTE brasileiro, é que um heterossexual tenha lá algum interesse em levar outro homem para cama, muito menos violentá-lo. Tive um vizinho homossexual, muito bem tratado pela vizinhança, que foi esfaqueado pelo seu namorado, por ciúmes. Não sei como a causa desse crime foi colocada nos autos. Por favor, Publique aqui a fonte que lhe informou a quantidade de homossexuais assassinados por ano, aqui neste país, que comprovadamente tenham sido mortos por um heterossexual ( de qualquer cor), pelo simples fato de ser gay.

Um abraço,

Apolinário Rocha

Pádua Fernandes disse...

Estou divulgando e assinei o manifesto, Ricardo.
Abraços, Pádua.

Ricardo Domeneck disse...

Obrigado, Pádua! Abraço grande.

RD

Ricardo Domeneck disse...

Senhor Apolinário Rocha,

Tenho certeza que os cidadãos de sua rua são extremamente civilizados, assim como o senhor parece ser muito educado, mas infelizmente a realidade brasileira é muito diferente da que o senhor tenta pintar, insinuando que os assassinatos sejam em sua maioria "crimes passionais" e não de ódio.

Alguns dados no relatório abaixo:

http://www.ggb.org.br/imagens/Tabela%20geral%20Assassintos%20de%20Homossexual%20Brasil%202010.pdf

Foram documentados 260 assassinatos de gays, travestis e lésbicas no Brasil no ano passado, 62 a mais que em 2009 (198 mortes), um aumento 113% nos últimos cinco anos (122 em 2007). Dentre os mortos, 140 gays (54%), 110 travestis (42%) e 10 lésbicas (4%). O Brasil confirma sua posição de campeão mundial de assassinatos de homossexuais: nos Estados Unidos, com 100 milhões a mais de habitantes que nosso país, foram registrados 14 assassinatos de travestis em 2010, enquanto no Brasil, foram 110 homicídios. O risco de um homossexual ser assassinado no Brasil é 785% maior que nos Estados Unidos.

Julia Filardi disse...

Assinado.

Arquivo do blog