quinta-feira, 15 de março de 2012

Comentário de Adelaide Ivánova sobre meu novo livro em seu "Vodca barata"

Talvez haja três tipos de crítica que podem levar um poeta a reflexões muitíssimo saudáveis e frutíferas sobre seu próprio trabalho. Há, é claro, a de críticos preparados, dispostos à generosidade de realmente buscar entender o que o autor propôs-se, sem renunciar ao juízo crítico, apontando para caminhos possíveis, armadilhas prováveis, elementos importantes que talvez tenham passado despercebidos pelos leitores.

Há o maravilhoso diálogo com outros poetas que respeitamos, apontando suas concordâncias e discordâncias, lendo a partir de seus próprios ângulos de observação do tal Weltanschauung. São colegas de profissão.

Mas eu sempre escuto com muitíssima atenção um outro tipo de crítica: feitos de forma pública ou em particular, os comentários de amigos que estão fora do circo literário, que leem pura, completa e simplesmente por prazer.

Adelaide Ivánova, fotógrafa brasileira residente no Berlimbo e minha companheira no vale do rímel borrado, publicou um comentário sobre meu livro Ciclo do amante substituível em seu blogue, o Vodca Barata. Obrigado, querida. Termino a postagem com uma de suas fotografias, da série sobre sua avó.







.
.
.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog