quarta-feira, 15 de junho de 2011

Uma canção de Dimitri Rebello, mais conhecido como Dimitri BR, seguida de um poema recente seu.

Dimitri Rebello, mais conhecido como Dimitri BR


Eu acordei muito cedo esta manhã aqui na cidade de Berlim, mas com uma vontade muito grande de poder ter acordado na cidade do Rio de Janeiro. É que se eu tivesse acordado na cidade do Rio de Janeiro, eu poderia agora fazer um telefonema para meu amigo Dimi, o poeta Dimitri Rebello e o cantor mais conhecido por vocês como Dimitri BR, para tomar café-da-manhã juntos, talvez ir à praia, e conversar, conversar. Acordei com uma vontade muito grande de conversar com o Dimitri. No entanto, como eu estou na cidade de Berlim e Dimitri está na cidade do Rio de Janeiro, eu faço o que posso e tomo um café aqui, em meu quarto na cidade de Berlim, escutando uma das canções mais bonitas do Dimitri, chamada "o tamanho do caminho" e composta e gravada na cidade do Rio de Janeiro, e esta canção, que me parece uma das mais bonitas dentre as compostas no Brasil nos últimos X anos, me faz um bem muito grande e chega quase a substituir o que Dimitri poderia ter-me dito neste nosso suposto e desejado café-da-manhã na cidade do Rio de Janeiro, através desta canção que me parece ter nascido já clássica, mesmo sabendo que Dimitri tem canções muito mais elaboradas, mas sabendo também que artistas às vezes produzem pequenos artefatos à própria revelia, como se dissessem: "Eis esta pequena coisa, é o melhor de mim, pertence desde já ao domínio público". Sim, esta canção, que imagino ter sido composta há pouco tempo por Dimitri Rebello, o Dimitri BR, o Dimi querido Dimi, nasceu já dentro do domínio público, e as divas da MPB devem estar surdas ou loucas se ainda não descobriram o cancioneiro de Dimitri BR.

Aqui, neste meu quarto na cidade de Berlim, esta canção de Dimitri BR me mostra um dos possíveis caminhos: o que nos cabe.




Dimitri BR - participação especial de Silvia BR - "o tamanho do caminho" (2010)



o tamanho do caminho
[Dimitri BR]

neste mundo imenso só posso desejar
que o caminho tenha o tamanho do caminhar
só um desejo tenho neste mundinho
que o meu caminhar caiba no caminho

que o meu caminhar caiba no caminho
que o caminho tenha o tamanho do caminhar




§


Eu encerro esta postagem, em que tento me aproximar de alguma maneira do meu amigo Dimitri, o poeta e cantor, que está provavelmente neste momento dormindo o sono dos justos na cidade do Rio de Janeiro, compartilhando com vocês esta canção tão bonita, que já não pertence a Dimitri BR (quem mandou compor um born-classic digno do domínio público?), e também o poema "perdi o sono", que ele publicou em seu espaço há pouco.

Estamos tomando café-da-manhã juntos, Dimi. Você percebeu? Quer açúcar no seu café? Você retomou o sono ou está insone na cidade do Rio de Janeiro? Sofrendo a insônia dos justos? Eu estive insone esta noite na cidade de Berlim. Agora tomo um café forte e com açúcar para despertar e tentar ser digno da vigília dos justos.



perdi o sono
Dimitri Rebello

perdi o sono
foi em 1987
em 1994
ou 2006
atrás da estante
embaixo da geladeira
no vão do sofá
(lápis moeda poeira
grampo de cabelo
sono que é bom nada)
não lembro bem
não sei dizer
alguém me empreste
um guarda-chuva
eu gosto de chuva
e queria dormir.


.





.
.

4 comentários:

Silvia disse...

oi, Ricardo querido. entrei de intrusa no café de vocês. fico só para uma xícara, mas mato um pouco das saudades. um beijão,
Silvia.

Ricardo Domeneck disse...

Intrusa nada, minha querida. Participação muito especial e essencial. Por favor, fique com a gente e tome quantas xícaras quiser. Saudade.

Dimitri BR disse...

einen kaffee :*

http://humdeabril.blogspot.com/2011/06/einen-kaffee-bitte.html

Anônimo disse...

Ist doch schön, deartig fantastische Freunde zu haben... ich gratuliere dazu... tienes mucha suerte!

Y de la canción, qué decir: muy, muy bonita...

Arquivo do blog